«Um périplo instrutivo que contraria o abandono do ensino das humanidades na sociedade actual.»
Philosophie Magazine


...Ésquilo, Sófocles
«Se a tragédia grega, ao lado de todas as suas grandezas, tivesse pelo menos a virtude de nos fazer entrever que as piores lutas se desenrolam entre nós e nós, seria decerto uma razão suficiente para a contactarmos assiduamente.»

...Homero, Virgílio
«Pois os nossos contemporâneos tornaram-se tão pacifistas, em particular na Europa, que perderam de vista a compreensão dos conflitos. Tornaram-se igualmente tão amnésicos que deixaram de compreender o que possa significar posteridade. O que temos de redescobrir é uma vida que não dissocia a guerra e a paz, a glória e a inteligência, a emoção e a lógica – uma vida plena, multidimensional, misturando todas as faces da existência.»

...Aristófanes, Luciano
«É preciso pensar a dupla comédia-tragédia – rir e chorar, sempre duas máscaras – como uma invenção de dois rostos, inseparáveis como o verso e o reverso. Mas é necessário abrir mais a objectiva, sem limitar o olhar ao domínio único do teatro. A invenção do riso cómico é uma parte do todo que compreende outros elementos: a invenção da interrogação científica, a criação da democracia, o nascimento da filosofia, da matemática e dos raciocínios lógicos.»