1961, O Ano Horrível de Salazar

Em livraria a 3 de Junho!

O que significou o ano de 1961 na vida de um regime político que governou Portugal cerca de meio século? O que pode ter um ano de tão especial que dele se faça História? O que terá acontecido de tão marcante e decisivo? A resposta é: quase tudo!




«Num só ano, começa uma guerra em Angola; a Índia ocupa as possessões portuguesas de Goa, Damão e Diu e abre a primeira brecha no império colonial português; desenrola-se uma tentativa de golpe de Estado; o paquete Santa Maria é assaltado e ocupado durante duas semanas; um avião da TAP é desviado; no último dia do ano, uma tentativa de assalto a um quartel por membros da oposição ao regime resulta na morte de um membro do governo. 
Num país triste, os portugueses, graças ao futebol, vivem a alegria da primeira conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus pelo Benfica. Entretanto, ritmos frenéticos como o rock e o twist começam a agitar a juventude. A generalidade dos portugueses tomava contacto com os acontecimentos através do filtro da Censura, que condicionava jornais, rádios e televisão, meios de comunicação já por si, na esmagadora maioria, alinhados com o poder vigente. Vigorava o Estado de proibição. Os portugueses sabiam apenas aquilo que o regime queria que e quando se soubesse. Feito o balanço, 1961 foi, sem dúvida, o ano de pior memória para Salazar. Eis a crónica desses dias e desse tempo, a partir da imprensa da época, recordados e contados meio século depois.»

António Luís Marinho dos Santos nasceu em Lisboa, em 1954. Iniciou-se no jornalismo profissional em 1981, na Rádio Renascença. Trabalhou em agências de informação (NP e LUSA), na imprensa escrita (Expresso, Visão e Diário Económico), na rádio (Renascença, TSF, CMR e Antena 1) e na televisão (TVI, SIC e RTP, onde é actualmente vogal do Conselho de Administração, depois de ter desempenhado, ao longo de três anos, o cargo de director de Informação). Foi co-autor de uma obra em sete volumes intitulada O Século do Povo Português e autor de Operação Mar Verde – Um Documento para a História, editado pelo Círculo de Leitores e pela Temas e Debates. Foi co-autor, com Joana Pontes, da série de treze documentários televisivos intitulada Século XX português, emitida na SIC.