Novidade | 12 setembro em livraria


Novidade | 12 setembro em livraria
 
Markus Gabriel é um menino-prodígio
da especulação intelectual.
Neuer Zürcher Zeitung

 
Um magnífico exercício de
pensamento.
Slavoj Žižek

De onde vimos? Somos apenas uma acumulação de partículas elementares num vaso gigantesco à escala mundial? E o que é o todo?

 
Markus Gabriel não é apenas o professor de filosofia mais jovem da Alemanha, mas um pensador estimulante, que nos propõe nesta obra sugestões divertidas para as grandes perguntas da humanidade.

 
«A vida, o universo e tudo o resto – é possível que todos nos interroguemos muitas vezes sobre o que significam. E qual é a nossa situação no meio disto tudo? Seremos apenas um monte de partículas elementares num contentor gigantesco à escala mundial? Ou constituirão os nossos pensamentos, os nossos desejos e as nossas esperanças uma realidade própria e, nesse caso, que realidade constituem? Como podemos compreender a nossa existência ou, mesmo, a existência, em geral? E qual é o alcance do nosso conhecimento?»

 
«Nesta obra desenvolvo o princípio de uma nova filosofia que parte de um simples pressuposto básico: o mundo não existe. Como o leitor verá, isto não significa que nada exista. O nosso planeta existe, tal como existem os meus sonhos, a evolução, os autoclismos, a queda de cabelo, a esperança, as partículas elementares e até mesmo os unicórnios na Lua, só para citar algumas coisas. O princípio de que o mundo não existe significa que tudo isso existe mas de maneira diferente.»
 
MARKUS GABRIEL nasceu em 1980, estudou em Heidelberga, Lisboa e Nova Iorque. É desde 2009 titular da cátedra de epistemologia da Universidade de Bona, tendo-se tornado assim o mais novo professor universitário de filosofia da Alemanha. É também diretor do Centro Internacional de Filosofia de Bona.