7 março em livraria...

Um dos melhores livros do ano para o Financial Times
Vencedor do Lionel Gelber Prize e do National Business Book Award
A ascensão dos novos super-ricos globais e a queda de todos os outros
Sempre houve um fosso entre ricos e pobres, mas ao longo das últimas décadas a riqueza adquiriu outro significado. E não se trata apenas de números. Em vez de resultarem de heranças, as fortunas colossais de hoje pertencem a uma nova classe global de oligarcas que subiram a pulso. Mas quem são eles? Como conseguiram enriquecer dessa maneira? À medida que se aprofundam as desigualdades entre os super-ricos e todos os outros, haverá alguma coisa que se possa fazer para inverter esta tendência?
De Davos ao Dubai, a experiente jornalista Chrystia Freeland tem acompanhado a evolução das novas super-elites durante as últimas duas décadas. A sua investigação, nunca perdendo de vista as questões económicas e a história do capitalismo moderno, explica-nos em que consistem estas novas fortunas: das festas de aniversário de banqueiros com custos milionários à discreta mas vasta riqueza dos «oligarcas vermelhos», a nova classe política dirigente chinesa, Chrystia Freeland disseca a vida da «plutonomia» com inteligência e realismo. De uma perspicácia alarmante, sem fazer cedências, este livro é a peça que faltava no atual debate político.
Chrystia Freeland, nascida no Canadá em 1968, foi editora do Thomson Reuters Digital e editora-adjunta do Financial Times e do Globe and Mail. Também escreveu artigos para The Economist, International Herald Tribune e Washington Post. O seu livro mais recente é Sale of a Century: The Inside Story of the Second Russian Revolution.