...a beleza num universo imperfeito, assimétrico e acidental...
Físico distinguido com o Prémio Jabuti propõe um novo olhar sobre os mistérios da existência.
O glorioso caos criativo. Marcelo Gleiser, reputado físico e astronomo brasileiro, publica controverso ensaio sobre a origem da vida. Apontando as raízes míticas de uma ciência que tentou ao longo dos séculos detectar uma unidade, um código oculto por detrás da Natureza, o pensador e cientista afirma que é da capacidade de transformação, do erro, do acidente, da assimetria que surge a própria vida. A Natureza é muito mais criativa que nós, afirma, e com isso desvia o nosso pensamento de uma procura de unidade perfeita e racional, para nos lançar num mundo de acasos e combinações que permitiram a afirmação da vida na Terra.
Numa linguagem clara, sem floreados, rica em informação, mas com um claro objectivo de comunicação – de chegar ao leitor comum – Marcelo Gleiser é um dos grandes físicos e pensadores da actualidade.
Natural do Rio de Janeiro, Brasil, onde nasceu no ano de 1959, completou a sua formação em Física e Astronomia no King’s College of London, tendo-se tornado conhecido pelas suas aulas no Dartmouth College, em Hanover, nos EUA, nomeadamente pela singular disciplina de Física para poetas. Membro da Academia Americana de Física, foi distinguido com vários prémios pelo seu trabalho na área da divulgação científica. Entre as mais importantes distinções conta-se o Presidential Faculty Award (1994), o Dartmouth Award for Outstanding Creative or Scholarly Work (1995), o Prémio José Reis de Divulgação Científica (2001) e o Prémio Jabuti (1998 e 2002). Tendo editado obras como «A Dança do Universo» e «O Fim da Terra e do Céu», faz parte da International Society for the Study of the Origin of Life.
«Marcelo Gleiser ensina-nos a encontrar a beleza num universo imperfeito, assimétrico e acidental.»
Roald Hoffman, Prémio Nobel da Química
«Este livro fascinante relembra-nos uma das principais razões pelas quais precisamos de levar realmente a sério os problemas ambientais que se nos deparam. Só temos esta casa.»
Bill McKibben, autor de Earth: Making a Life on a Tough New Planet
«Este livro marca o início de uma transformação no modo como vemos o mundo.»
Stuart Kauffman, membro da Royal Society do Canadá e autor de Reinventing the Sacred
«Com o seu talento narrativo, ele conta como gregos, renascentistas e físico quânticos foram driblados pela realidade, uma vez após outra, sempre que acreditavam estar perto da “teoria final” capaz de explicar a essência de tudo.»
Folha de S. Paulo
«...[Gleiser] se atreve a questionar o maior dogma da ciência.»
Época
«Expoente mundial de sua área, Gleiser é há quase duas décadas docente do Dartmouth College, uma das universidades americanas mais conhecidas por sua produção científica. Mas pleteia uma ciência mais humilde, que leve em conta aspectos intrínsecos da natureza humana, como a imaginação e a fé.» Veja