19 de junho em livraria


«A Ilha do Conhecimento»
Marcelo Gleiser
 

Os limites da ciência e a procura de significado
Haverá respostas para todas as perguntas? Poderemos saber tudo sobre o Cosmos? Existirá algo como a natureza verdadeira ou última da realidade?

 
Ser humano é querer saber, mas aquilo que conseguimos apreender é uma minúscula fração do que «há lá fora». Em A Ilha do Conhecimento, o físico Marcelo Gleiser retraça a investigação das respostas às questões fundamentais da existência. Ao fazê-lo, chega a uma conclusão provocadora: a ciência, a principal ferramenta que utilizamos para encontrar respostas, tem limites estritos. A essência da realidade é incognoscível.

 
Ao narrar a história empolgante da investigação científica, A Ilha do Conhecimento apresenta uma análise muito original das ideias de alguns dos maiores pensadores da história, de Platão a Einstein, fazendo-nos refletir sobre o significado de se ser humano num universo dominado pelo mistério.



Professor de Física e Astronomia no King’s College of London, tornou-se conhecido pelas suas aulas no Dartmouth College, em Hanover, nos EUA, nomeadamente pela singular disciplina de Física para poetas. Membro da Academia Americana de Física, foi distinguido com vários prémios pelo seu trabalho na área da divulgação científica. Entre as mais importantes distinções conta-se o Presidential Faculty Award, o Dartmouth Award for Outstanding Creative or Scholarly Work, o Prémio José Reis de Divulgação Científica e o Prémio Jabuti.

19 junho em livraria


Escritos sobre os Judeus e a Inquisição
Padre António Vieira

 
«Vieira foi em Portugal uma das vozes mais fortes na defesa da dignidade e da liberdade dos judeus e da condição judaica. Considerou um erro histórico a sua expulsão e uma grande perda para o país; criticou a vigilância persecutória da Inquisição, advogando a reforma e até a suspensão deste tribunal. Os seus escritos em favor dos chamados cristãos-novos e o seu combate contra os modos de proceder do tribunal do Santo Ofício representam uma das facetas mais lúcidas e avançadas do pensamento do Padre António Vieira.»
José Eduardo Franco

 

É possível, senhor, que para se castigar qualquer delinquente, posto que notoriamente o seja, e para se condenar alguém em quatro ou seis mil réis, não podem as justiças e não costuma Vossa Alteza dar sentença, nem tomar resolução, sem ouvir ou sem citar as partes ambas; e agora se castigam tantos milhares de pessoas na perda da honra, da pátria, dos ofícios e da fazenda, sem os ouvir, e sem lhes mandar que respondam? Sirva-se Vossa Alteza de considerar que quando se procede contra partes não ouvidas, ainda que se pronuncie o que é justiça, sempre se procede sem justiça.

Padre António Vieira

 
«Deve fazer-se uma leitura integrada do pensamento de Vieira e da sua audácia política e religiosa. (…) As posições corajosas do Padre António Vieira falam por si e a análise cuidadosa dos textos ora publicados permitirá encontrar novas revelações e novos caminhos, à luz das mais recentes investigações sobre os cristãos-novos e a Inquisição.»
Guilherme d’Oliveira Martins

 

12 junho em livraria


Autor do bestseller Inteligência Emocional, Daniel Goleman partilha uma visão do Dalai-Lama para o nosso mundo

Ao longo de décadas, o Dalai-Lama viajou pelo mundo e conheceu pessoas de muitos países com grandes diferenças culturais. Nesses encontros, quer com moradores das favelas de São Paulo e do Soweto quer com chefes de Estado em Davos e Washington D.C., depararam-se ao Dalai-Lama problemas semelhantes: um sistema que permitiu aos muito ricos distanciarem-se ainda mais da multidão de pobres, um desrespeito pelo ambiente que poderá conduzir a uma catástrofe global, e governos paralisados, incapazes de promover políticas progressistas.

 
Ao completar oitenta anos, tendo construído um conhecimento profundo do mundo em que vivemos, bem como um entendimento abrangente do seu contexto científico, o Dalai-Lama dá-nos a sua visão para um futuro melhor. Desafiando aquilo que classifica como uma mistura de cinismo e interesses egoístas, propõe-nos uma perspetiva radicalmente diferente e uma visão acessível a todos os habitantes do planeta. Do cultivo precoce de uma capacidade para cuidar do próximo, que transcenda fronteiras religiosas, ideológicas e nacionais, à criação de um sistema económico que aplique os princípios da justiça e valorize a realização da pessoa, o seu pensamento centra-se no que é urgente e importante para cada um de nós. No seu manifesto muito especial, o Dalai-Lama apresenta-nos uma visão do mundo que pode dar esperança a milhões de pessoas, permanecerá no futuro e tem o potencial para transformar a humanidade.

12 de junho em livraria


No coração do escândalo financeiro do Banco HSBC

«No banco HSBC existia uma estrutura para ajudar os clientes a fugir aos impostos e tenho provas disso.»

Em fevereiro de 2015, ao fim de um ano de investigação que mobilizou mais de 150 jornalistas de 50 países, SwissLeaks revela a existência de um sistema internacional de fraude fiscal e de branqueamento de dinheiro que seria arquitetado pelo banco HSBC a partir da Suíça.

Na origem deste escândalo de amplitude internacional, está um homem: Hervé Falciani. Técnico informático no HSBC Private Bank de Genebra, resolveu quebrar o sacrossanto segredo bancário helvético. Neste livro conta como decidiu lançar o alerta divulgando uma série de informações ultraconfidenciais às autoridades francesas. Nos últimos anos, estas informações percorreram a Europa e atravessaram o Atlântico, conduzindo a um número recorde de processos de execução fiscal em França, Espanha, Estados Unidos, Grécia, etc. Os dados comunicados por Falciani aos diversos poderes judiciais e a sua colaboração com os media permitiram expor os bastidores de um gigante da banca e revelar o funcionamento de um verdadeiro sistema de fraude e branqueamento de dinheiro, baseado na evasão fiscal maciça, na ausência de controlo da origem dos fundos em trânsito, na angariação ilícita de contribuintes estrangeiros, nos esquemas para contornar a legislação...

 

Neste documento excecional, Hervé Falciani revela verdades incómodas e faz um apelo corajoso à reforma do sistema financeiro mundial.

 

Hervé Falciani, de 43 anos, um franco-italiano nascido no Mónaco, filho de pai bancário, é engenheiro informático. Desde 2009 que colabora com as polícias de diversos países, o que permitiu o acesso ao sistema informático do banco HSBC de Genebra, onde trabalhava em 2001. A chamada Lista Falciani (onde constam 130 000 nomes, de banqueiros e políticos a empresários e campeões desportivos) tornou possível a recuperação de milhões de euros resultantes da evasão fiscal. Angelo Mincuzzi é chefe de redação do jornal Il Sole 24 Ore e autor de importantes investigações sobre questões políticas e económicas. Publicou, com Giuseppe Oddo, Opus Dei. Il Segreto dei Soldi. Dentro I Misteri dell’Omicidio Roveraro.

«Ser Médico», no Porto, 9 de junho