«A Antropologia», Lévi-Strauss


«Seja no futebol, seja no ensino, seja os locais de trabalho, a (in)cultura da competitividade, do conflito e da agressão, provocando em muitos a obsessão de ganhar, de humilhar e mesmo de esmagar o potencial adversário, é bem menos praticada pelo "primitivo" da Nova Guiné do que pelo "civilizado" da União Europeia e pelo seu "primo-irmão" chimpanzé...»
António Rego Chaves, WEEKEND, Jornal de Negócios, 23 março 2012

Bicentenário
Irmãos Grimm

A edição de hoje do suplemento Tentações (Sábado) dedica artigo ao trabalho desenvolvido pelos irmãos Grimm no séc. XIX. Um artigo ligado à edição pela Temas e Debates da primeira versão integral dos Contos da Infância e do Lar em três volumes.

«Contos da Infância e do Lar dos Irmãos Grimm»

«Com prefácio dos autores (1819), introdução e notas da tradutor [Teresa Aica Bairos], este tomo de Contos da Infância e do Lar  é exemplar.»

Eduardo Pitta, Tentações, 22 março 2012

«Pensar, Depressa e Devagar»

Artigo de Miguel Morgado publicado no suplemento Tentações da revista Sábado de hoje, 22 de março.

 «A ele [Daniel Kahneman] interessa saber se, quando fazemos julgamentos, estes resultam de atalhos corruptores ou se as nossas operações de percepção decorrem em perfeitas condições de, digamos assim, limpidez.»

«Mas acaba por ser uma crítica igualmente poderosa aos aspirantes a feiticeiros na política e na economia que épocas como a nossa tendem a gerar.»

«Pensar, Depressa e Devagar»

A edição pela Temas e Debates de Pensar, Depressa e Devagar de Daniel Kahnman mereceu o destaque na edição de 17 de março do suplemento ATUAL do Expresso, e no suplemento WEEKEND do Jornal de Negócios.

Aqui fica alguns dos comentários.

«Como resistir a um livro que nos explica os motivos por que fazemos o que fazemos? Ainda para mais, escrito com elegância rigorosa.»
Luís M. Faria, ATUAL, 17 março

 
«Este livro é poderosíssimo. E deve ser lido com atenção e calma. Porque é uma lição de vida.»

«Daniel Kahneman é considerado um dos mais importantes psicólogos vivos, até porque os seus estudos são extremamente vastos, abrangendo a educação, o univcerso dos negócios, o marketing, a política e até a felicidade.»
Fernando Sobral, Jornal de Negócios, 16 março

Mónica Bello no Diário Câmara Clara (RTP2) e na Livraria Ideal (TVI24)

A edição d' A Costa dos Tesouros esteve em destaque durante esta semana com a peça emitida no dia 15 de março pelo Diário Câmara Clara e dois dias depois, com a entrevista conduzida por João Paulo Sacadura a Mónica Bello na Livriaria Ideal.

 Assista à reportagem do Diário Câmara Clara aqui.

Fina d'Armada
«Republicanas Quase Desconhecidas»
Em Paredes de Coura

Fina d'Armada, autora de Republicanas Quase Desconhecidas tem vindo a percorrer o país em apresentações do seu livro. Propondo a sua investigação o encontro da muitas mulheres que lutaram pela libertade mas que o tempo esqueceu, este seu percurso pelo país vão de encontro a essa mesma atenta procura.

Desta feita passa pela terra de Licínia Dantas Lemos, natural de Paredes de Coura. Numa sessão que terá lugar amanhã, dia 17 de março, pelas 15h30, o Arquivo Municipal da cidade acolhe a autora num encontro a contar com a apresentação de Aurora Botão Rego.

Licínia Dantas Lemos nasceu em Paredes de Coura no ano de 1882.


Amanhã, dia 16 de março
Mário Soares em Almada

Convite para sessão com Mário Soares, no dia 16 de março, pelas 21h, no Externato Frei Luís de Sousa, sobre Um Político Assume-se.

Com apresentação de Vitor Ramalho.
 
 

Hoje, dia 15 de março
Mário Soares em Odivelas

Convite para sessão com Mário Soares, no dia 15 de março, pelas 18h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Odivelas, sobre Um Político Assume-se.

Com apresentação de Sérgio Sousa Pinto.


Top de vendas Bertrand
«O Cavaleiro de Olivença»

O mais recente romance histórico de João Paulo Oliveira e Costa, «O Cavaleiro de Olivença» encontra-se no top de vendas da semana Bertrand.


Deixamos também um excerto do artigo publicado no Jornal de Letras sobre este romance.

«Inspirando-se no retrato histórico da terceira filha dos Reis Católicos (Fernando II de Aragão  e Isabel I de Castela) - mulher de extremos, arrebatada, possessiva, apaixonada - , O Cavaleiro de Olivença constrói uma história de amor entre a Rainha de Castela e um misterioso cavaleiro de Olivença, Vasco, que tem por cenário a Europa do século XVI.»
Jornal de Letras, 7 março 2012

Público, ípsilon
«Portugal Luz e Sombra - O país depois de Orlando Ribeiro»


Grande artigo de Lucinda Canelas na edição de hoje, 9 de março, do ípsilon sobre Portugal Luz e Sombra de Duarte Belo publicado pela Temas e Debates.

«Há na fotografia de Orlando Ribeiro um lado afectivo muito grande. Parte do facto de ele aliar a curiosidade do geógrafo a um sentimento de pertença aos lugares.»
Duarte Belo em entrevista ao Público, ípsilon, 9 março 2012

Jornal de Letras
Irmãos Grimm


Destaque na última edição do Jornal de Letras para publicação pela Temas e Debates dos Contos da Infância e do Lar dos Irmãos Grimm, a primeira edíção integral em língua portuguesa.


«...uma obra para criança e adultos, para ler, sonhar e estudar.»
Jornal de Letras, 7 março 2012

Revista SÁBADO

Artigo de Fernando Sobral publicado no suplemento TENTAÇÕES da revista Sábado de 8 de março sobre O Futuro do Poder de Joseph S. Nye.

«Para Nye, os líderes têm de pensar que já não estão no topo de uma montanha, mas num círculo.»

João Paulo Oliveira e Costa autografa o seu último romance histórico, «O Cavaleiro de Olivença», em sessão de lançamento na FCSH, Lisboa.

«Na esteira de romances como «A Voz dos Deuses», «A Casa do Pó» e mesmo «As Naus», João Paulo Oliveira e Costa continua uma linha de romance histórico português.» As palavras são de Miguel Real que apresentou, com Ana Isabel Buescu, o últim......o romance do autor ontem, na FCSH, em Lisboa. Com um auditório cheio de alunos e leitores, o historiador e ficcionista apresentou o título que encerra o ciclo dedicado a Os Amigos do Rei, iniciado com O Império dos Pardais, O Fio do Tempo e concluído agora com O Cavaleiro de Olivença.


Lançamento

Lançamento
7 de março, 18h
FCSH, Lisboa
Miguel Real e Ana Isabel Buescu apresentam.

Amor, intriga e paixão na corte de D. Manuel I.
E se Joana, a Louca, rainha de Castela, tivesse amado um cavaleiro português?


Depois dos bestsellers O Império dos Pardais e O Fio do Tempo, João Paulo Oliveira e Costa completa o ciclo Os Amigos do Rei com este romance histórico.
As Dívidas Ilegítimas de François Chesnais, publicado pela Temas e Debates, mereceu hoje o destaque do Público, constando ainda do top  de vendas do Diário Económico - entre os livros mais vendidos na área de gestão e economia da semana. Fernando Sobral assina também artigo na edição de março da LER sobre esta obra. Aqui ficam dois excertos do artigo:

«Para acudirem à fraqueza dos bancos e os salvarem da falência, os Estados injeram dinheiro no sistema financeiro e ficaram, eles próprios, à mercê daqueles que salvaram.»

«...um livro bem estruturado e defendido, onde o autor frâncês coloca interrogações legítimas sobre um mundo virtual que atirou a sociedade para areias movediças.»
Fernando Sobral, LER, março 2012

Symposium Grimm in Lisbon 2012


Os Irmãos Grimm Hoje – O Legado 200 anos depois
Francisco Vaz da Silva, autor dos «Contos Maravilhosos Europeus» e coordenador científico da primeira edição integral em língua portuguesa dos «Contos da Infância e do Lar dos Irmãos Grimm» - (a partir desta semana em livraria!) - organiza o congresso internacional sobre os Grimm em Lisboa. De 21 a 23 de junho de 2012, em sessões que se dividem entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Faculdadade de Ciências Socias e Humanas, encontram-se os grandes especialistas mundias na obra dos Grimm. Uma iniciativa do Instituto de Estudos Literatura de Tradiconal da Univ. Nova de Lisboa.