Temas e Debates| Um ano em livros...


Um ano em livros…
Que outros se sigam na companhia de boas leituras.
Um bom Natal e esperança para o novo ano, são os nossos votos.

Prémio Royal Society Winton 2012 | «Informação» | James Gleick



Prémio para livros de Ciência
Royal Society Winton 2012
«Informação – Uma História, Uma Teoria, Um Dilúvio» de James Gleick foi a obra distinguida com o prémio de ciência Royal Society Winton 2012. Um prémio criado 1988 pela Royal Society Winton com o objetivo de encorajar a escrita e edição de livros de ciência que cheguem ao grande público. Tendo distinguido em anos anteriores nomes como Gavin Pretor-Pinney, Richard Holmes, Bill Bryson e Jared Diamond, este ano o júri deixou o seu vivo elogio à obra de James Gleick – «A Informação é um ambicioso e perspicaz livro que nos transporta, com entusiasmo e emoção, numa viagem dos tambores africanos aos computadores, lançamento importantes pistas. Este é um daqueles raros livros que nos proporciona todo um novo enquadramento e compreensão do mundo que nos rodeia.»

Novidade editorial | «Maquiavel & Herdeiros»



Lançamento
22 novembro, 18h30
Bertrand Picoas Plaza, Lisboa
Pedro Lomba e Rui Tavares apresentam



De Maquiavel a Lenine...













O que verdadeiramente há de singular em Maquiavel é o facto de ele virar literalmente do avesso a teoria política, como se esta fosse uma luva que até aí estivesse calçada ao contrário.
Diogo Pires Aurélio

Novidade editorial | «Vencer o Medo» | Manuel Carvalho da Silva

Disponível em livraria a 2 de novembro.
Sessão de lançamento com o autor a 16 de novembro, pelas 18h30, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, em Picoas. A obra será apresentada por Mariana Avelãs e José Silva Peneda.



Em busca de alternativas…
O cidadão, o ex-sindicalista, o sociólogo, Manuel Carvalho da Silva partilha ideias de futuro e esperança.


É preciso dizer não às inevitabilidades a partir de um princípio bem experimentado: a política é a gestão de alternativas, é um exercício permanente de descoberta e de construção de novos rumos de resposta aos problemas que surgem a cada dia.


| Novidade editorial | Lançamento a 5 de novembro |

Lançamento
5 novembro, 18h30
CCB, Sala Luís de Freitas Branco, Lisboa




A crise do capitalismo, sem valores nem regras, tem vindo, assim, a agravar-se, dado que os que a provocaram, nos bancos ou fora deles, são os mesmos que continuam a dar ordens. Os mercados especulativos (insaciáveis) e as agências de rating condicionam os Estados – em vez de ser o contrário – porque, como se te visto, parecem todos interessados em comer mais da mesma gamela…
Mário Soares

Novidade editorial | A partir de 12 de outubro em livraria |







Em breve, a China mandará no mundo. Mas, ao fazê-lo, não se tornará mais ocidental. Neste seu aclamado livro, Martin Jacques rejeita o pensamento convencional acerca da ascensão da China, mostrando que o seu impacto não será apenas económico, mas também cultural. À medida que a poderosa civilização da China se for reafirmando, assinalará o fim do domínio global do estado-nação ocidental e um futuro de modernidade contestada.








«O Ocidente espera que a riqueza, a globalização e a integração política transformem a China num bom gigante… Mas Jacques diz que isso é uma ilusão. O tempo não tornará a China mais ocidental; tornará o Ocidente, e o mundo, mais chineses.»

Economist

SIC Notícias/ Diário Económico

Quando a China Mandar no Mundo de Martin Jacques fez parte das sugestões de livros da semana de xxxx na mais recente edição Negócios da Semana (SIC NOTÍCIAS). Também na rubrica Livros em Estante de Mafalda Avelar (Diário Económico) esta é apontada como uma obra a ler.


«…Quando a China Mandar no Mundo (Temas e Debates), de Martin Jacques, é mais uma das obras de leitura recomendável.» - Mafalda Avelar, Diário Económico, 12 out. 2012

Assista aqui à emissão de Negócios da Semana:

TSF - «Quando a China Mandar no Mundo», Martin Jacques

Livro do Dia - TSF
 
[Martin Hacques] Prevê que dentro de 20 ou 30 anos Pequim tenha substituído Nova Iorque no papel de cidade do mundo globalizado, prevê a ascensão do cinema chinês a nível mundial, pondo em causa a hegemonia de Hollywood. Isto para além do crescimento económico que fará da China uma potência planetária.Carlos Vaz Marques, TSF




Ouvir aqui:
http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=2815970

«A Bela e o Monstro - Contos de Encantamento» - imprensa, TV.

«Os contos em si e a sua explicação.»

Nuno Rogeiro, SIC Notícias
http://youtu.be/v1DWxT42ZAM

«…variações sobre os mesmos grupos de histórias (Príncipe Serpente, O Marido Abandonado, Viagens ao Outro Mundo), que depois são contextualizadas pelo prof. do ISCTE e investigador do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional…»
Jornal de Letras

Contos Maravilhosos Europeus, novo volume em setembro.

Contos Maravilhosos Europeus

Já disponível em livraria o quinto volume da coleção!

A Bela e o Monstro: Contos de Encantamento apresenta os textos mais representativos da longa tradição literária deste tema — traduz-se a partir dos originais as variantes de Apuleio (séc. II), Basile (séc. XVII), Leprince de Beaumont (séc. XVIII) e dos irmãos Grimm (séc. XIX).

Susan Cain - Finalista do Guardian’s First Book Award!





A obra Silêncio de Susan Cain, publicado em Portugal pela Temas e Debates, faz parte de lista de finalistas do prémio Guardian's First Book Award. Distinção atribuída pelo jornal britânico para primeiras obras na área da ficção e não-ficção, o vencedor deste ano será anunciado em finais de novembro, tendo distinguido em anos anteriores nomes como Zadie Smith, Jonathan Safran Foer e Siddhartha Mukherjee.

António Damásio na Temas e Debates em setembro.


Depois de O Livro da Consciência, e da edição revista e atualizada de O Erro de Descartes, a Temas e Debates edita em setembro a obra Ao Encontro de Espinosa - também numa edição revista e atualizada pelo famoso neurocientista português.

Mais informações em:
facebook.com/Editora.TemasDebates

«100 Portuguesas com História»
Anabela Natário

Imprensa


«...prosa leve e bem humorada. E, não menos importante, onde se aprende História.»

Luísa Meireles, Expresso



«...esta centena de protagonistas é distribuída para ser contada ao longo dos séculos da história de Portugal.»


João Céu e Silva, Diário de Notícias, Q


«São 10 séculos, a começar no séc. X, de aventuras, de olhares, de emancipação, de viagens pelas diferentes épocas da nossa História.»

LuxWoman

 

«...um mergulho na reportagem que regressa à tona com uma narrativa sumarente, recheada de detalhes.»

   

Novidade editorial - Julho 2012

6 de julho em livraria

Nova síntese em busca dos traços de personalidade, feitos, conquistas, rebeldias, mas também tragédias e dramas de 100 portuguesas.

Séculos X a XX em cem narrativas de vidas, histórias e emoções.


Da poderosa Mumadona Dias, que no século XI contribuiu para que Guimarães se tornasse o mais importante centro do condado, passando por Catarina Dias Aguiar, empresária da época dos Descobrimentos, Antónia Rodrigues, a Cavaleira Portuguesa que combateu os mouros, Leonor da Fonseca Pimentel, intelectual e líder revolucionária do século XVIII, até Regina Pacini, a cantora lírica aplaudida em teatros do mundo inteiro, e Maria de Lurdes Sá Teixeira, a primeira aviadora portuguesa, conheçamos a vida de 100 mulheres portuguesas, figuras mais ou menos esquecidas pela História, mas que fizeram a diferença no seu tempo, pelo valor da história de vida de cada uma.

Novidades editoriais - junho 2012

Pensamento, memória, religiões, cruzamentos e viagens em papel.
 
Em junho a Temas e Debates publica o aguardado bestseller internacional  - Silêncio de Susan Cain. De Mário Beja Santos editamos A Viagem do Tangomau - Memórias da Guerra Colonial Que Não Se Apagam, ao passo que a antropóloga Rosa Maria Perez, uma grandes especialistas mundiais na Índia, partilha em O Tulsi e a Cruz - Antropologia e colonialisno em Goa décadas de trabalho de campo e investigação. Com nota ainda para a reedição da Fotobiografia de Fernando Pessoa de Richard Zenith, podem encontrar as novidades deste mês em livraria a partir do dia 15 de junho.

Novidade editorial - «Silêncio» de Susan Cain

Chega finalmente a Portugal, pela Temas e Debates, um dos títulos de mais inesperado sucesso do ano - Silêncio - O poder dos introvertidos num mundo que não para de falar.

«Este bestseller, que foi tema de capa da revista Time, recorda-nos a importância da introspeção e da solidão na era do Facebook, Google e Twitter.» - CNN



A história de introvertidos célebres como Lewis Carroll, Gandhi, Albert Einstein, Eleanor Roosevelt e Al Gore.

Este livro extraordinário mudará em definitivo a maneira como vemos os introvertidos e, não menos importante, a forma como os introvertidos se veem a si próprios.
15 de junho em livraria!

Suplemento Tentações da revista Sábado

 
«A Economia dos Pobres escolheu uma abordagem imensamente útil, e que infelizmente vai perdendo popularidade nos nossos dias: a de rejeitar grandes respostas, gerais e vazias, para responder aos problemas concretos; a de descer ao detalhe e à particularidade das circunstâncias concretas; a de fugir ao slogan sonante e ilusório, que serve mais para apaziguar as consciências do que para vergar os males que contam.»
Miguel Morgado, Sábado
 

Jornal de Negócios, WEEKEND
«A Economia dos Pobres»

 

 

É uma obra esmagadora. É de um ângulo diferente que se olha aqui para a pobreza global. Sem falsas compaixões.

Fernando Sobral, Jornal de Negócios, 18 maio 2012

Maio na Temas e Debates


Novidades editoriais
A Temas e Debates edita neste mês de maio quatro obras fundamentais. De grande atualidade e rigor, publicamos aquele que foi considerado o Business Book of the Year pelo Financial Times e pelo Goldman Sachs - A Economia dos Pobres - repensar de modo radical a luta contra a pobreza global. Com a edição do terceiro e último volume dos Contos da Infância e do Lar dos Irmãos Grimm, naquela que é a primeira edição integral desta obra em língua portuguesa, celebramos com os nossos leitores o bicentenário sobre a primeira edição dos Grimm. Para comemorar esta mesma data, Francisco Vaz da Silva organiza o Congresso Internacional Grimm in Lisbon 2012 - Os Irmãos Grimm Hoje, O Legado 200 Anos. Um encontro a decorrer na Gulbenkian e na Faculdade de Ciência Sociais e Humanas de Lisboa, entre os dia 21 e 23 de junho.
Deixamos ainda nota para a reedição de dois clássicos – Bucólicas, Geórgicas, Eneida de Virgílio e O Príncipe de Maquiavel.

«Levantar o Céu» de José Mattoso

 
«Livro maravilhoso, este. Um castigo para os poderosos que se alimental do poder, uma lição de beleza para os tempos de crise.»
Francisco José Viegas, Correio da Manhã


«...Mattoso oferece um pensamento profundo e lúcido sobre o momento histórico em que vivemos.»
São José Almeida, Público

José Mattoso

Já nas bancas, a última edição do Jornal de Letras publica entrevista com José Mattoso sobre Levantar o Céu - Os labirintos da Sabedoria.


«…toda a sua obra [José Mattoso], a sua intervenção pública e o seu pensamento marcam a cultura portuguesa contemporânea. Da força das suas convicções e da sabedoria das suas reflexões, do seu agudo entendimento do mundo se pode aferir em "Levantar o Céu – Os labirintos da Sabedoria".»Maria Leonor Nunes, Jornal de Letras

Francisco Vaz da Silva

A edição dos Contos da Infância e do Lar dos Irmãos Grimm com coordenação científica de Francisco Vaz da Silva, faz parte das sugestões de leitura (ESTANTE) da última edição do Jornal de Letras.



«Uma obra magistral...»JL

José Mattoso

O valor das palavras de José Mattoso - uma rara oportunidade para ouvir (e ler) o historiador português na edição de domingo do Público.


«…pelo menos queria, com a liberdade pessoal suficiente e sem imposição de tempo, dedicar-me à oraçã...o. Mais do que isso: dedicar-me a descobrir o valor da palavra, o autêntico significado da palavra, no sentido de linguagem, de expressão da realidade, no sentido de logos. Encontrar-me na meditação da palavra como expressão do mundo, da existência, da história, e descobrir-lhe um sentido.»

Entrevista disponível em: 

Mário Soares na Feira do Livro de Lisboa

A sessão de autógrafos com Mário Soares na Feira do Livro de Lisboa foi concorrida. Nem mesmo a chuva demoveu a fila de pessoas que fez questão de pedir um autógrafo ao autor de Um Político Assume-se.
Aqui ficam algumas fotos do evento.
Entre os leitores, aguardou pacientemente Zeinal Bava pela sua vez para comprimentar Mário Soares e pedir-lhe um autógrafo.

De várias idades e gerações. A fila manteve-se firme, sem medo da chuva, para pedir um autógrafo a Mário Soares.

Feira do Livro de Lisboa 2012
Tertúlia - A escrita do romance histórico

29 abril, domingo, pelas 17h

Tertúlia

E escrita do romance histórico

A Temas e Debates, o Círculo de Leitores e a Porto Editora promovem o encontro entre dois autores portugueses - João Paulo Oliveira e Costa e João Pedro Marques. Ambos historiadores, ambos ficcionistas, convida-se a um encontro de ideias, métodos e perspetivas sobre a escrita do romance histórico. Tendo João Paulo Oliveira e Costa publicado recentemente O Cavaleiro de Olivença que encerra o ciclo iniciado com O Império dos PardaisO Fio do Tempo, João Pedro Marques publicou em 2011, depois do sucesso de Os Dias de Febre, Uma Fazenda em África.

A sessão é aberta ao público que podem assim conhecer de parte dois dos mais bem sucedidos romancistas portugueses da atualidade.

Feira do Livro de Lisboa 2012
Sessão de Autógrafos com Mário Soares

28 abril, sábado, pelas 17h

Espaço Grupo Porto Editora


Sessão de Autógrafos com Mário Soares, autor do bestseller Um Polítco Assume-se.



Feira do Livro de Lisboa 2012

A Temas e Debates marca encontro em mais uma edição da  Feira do Livro de Lisboa.

De 24 de abril a 13 de maio, no Parque Eduardo VII, pode encontrar os nossos melhores títulos a preço de feira, podendo ainda aproveitar os descontos especiais dos Livros do Dia.

 Livros do Dia anunciados na página do facebook   


Tome também nota de alguns dos eventos propostos:

- 28 de abril, sábado, pelas 17h

Sessão de autógrafos com Mário Soares - Um Político Assume-se


- 29 de abril, domingo, pelas 17h

Tertúlia - A escrita do romance histórico

João Paulo Oliveira e Costa (O Cavaleiro de Olivença) e João Pedro Marques (Uma Fazenda em África)

Jornal de Letras

«Uma grande mulher: Leymah Gbowee, a liberiana ativista da paz e pelos direitos das mulheres, cuja notável luta no seu país vandalizado lhe valeram o reconhecimento universal, incluindo o Prémio Nobel da Paz...»
Jornal de Letras, 18 abril 2012

Jornal de Negócios, WEEKEND


 
«Ao seu evidente voluntarismo, contrapõe José Mattoso uma severa lucidez suscitada pela feroz rudeza dos factos económicos e sociais…»
António Rego Chaves, WEEKEND, Jornal de Negócios

Diário de Notícias
«Levantar o Céu» de José Mattoso

«Num tempo em que pensar a sociedade é quase proibido se não for pelo ângulo do imediato, e demasiadas vezes pelo do ideológico politicamente em voga, José Mattoso oferece uma regressão no tempo da história das civilizações, tal como na das religiões e da ciência, que contraria a produção editorial formatada pelas normas que condicionam o terceiro milénio.»
João Céu e Silva, DN, 14 abril 2012


«...um conjunto de escritos que eram até agora avulsos e que bem mereciam a sua união sob a mesma capa, tal é a força das ideias aqui impressas.»

Diário de Noticias

Novidades editoriais - abril 2012

  Novidades editoriais - abril 2012

Duas obras fundamentais para a compreensão do mundo - com todas as suas diferenças e singularidades.

Do historidar inglês, Patrick French, a Temas e Debates publica o mais recente trabalho - Índia - Uma biografia íntima.

Patrick French falou com todos: dos líderes políticos do país aos revolucionários maoístas e chefes das máfias, dos trabalhadores das pedreiras aos self-made men que se tornaram empresários milionários e aos inovadores tecnológicos.
O resultado é um retrato pormenorizado, amplo e fiel da Índia.

Leymah Gbowee partilha um extraordinário percurso de vida
Nobel da Paz 2011


Vencendo a morte e o terror, Leymah Gbowee uniu as mulheres da Libéria – e em conjunto devolveram a paz à sua terra.


«Um dos mais inspiradores e poderosos livros que jamais li. A história da luta de uma mulher contra o mal e de como encontrou coragem e força para mudar o mundo.»
Sheryl Sandberg, CEO do Facebook

Reedição
Espinosa


Filósofo e pensador de origem portuguesa, Espinosa é uma das mais marcantes figuras do Iluminismo e do Racionalismo no séc. XVII.

A tradução de Diogo Pires Aurélio deste clássico do pensamento foi distinguida com o Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da União Latina.

20 de abril em livraria!

Novidade editorial
Claude Lévi-Strauss



Escritos e inéditos de Claude
Lévi-Strauss reunidos num
volume.


É um Lévi-Strauss apaixonado pelo Japão que se encontra neste volume que reúne pela primeira vez diversos escritos, inéditos ou impressos em publicações eruditas, por vezes unicamente no Japão, redigidos entre 1979 e 2001.

20 de abril em livraria!

«A Antropologia», Lévi-Strauss


«Seja no futebol, seja no ensino, seja os locais de trabalho, a (in)cultura da competitividade, do conflito e da agressão, provocando em muitos a obsessão de ganhar, de humilhar e mesmo de esmagar o potencial adversário, é bem menos praticada pelo "primitivo" da Nova Guiné do que pelo "civilizado" da União Europeia e pelo seu "primo-irmão" chimpanzé...»
António Rego Chaves, WEEKEND, Jornal de Negócios, 23 março 2012

Bicentenário
Irmãos Grimm

A edição de hoje do suplemento Tentações (Sábado) dedica artigo ao trabalho desenvolvido pelos irmãos Grimm no séc. XIX. Um artigo ligado à edição pela Temas e Debates da primeira versão integral dos Contos da Infância e do Lar em três volumes.

«Contos da Infância e do Lar dos Irmãos Grimm»

«Com prefácio dos autores (1819), introdução e notas da tradutor [Teresa Aica Bairos], este tomo de Contos da Infância e do Lar  é exemplar.»

Eduardo Pitta, Tentações, 22 março 2012

«Pensar, Depressa e Devagar»

Artigo de Miguel Morgado publicado no suplemento Tentações da revista Sábado de hoje, 22 de março.

 «A ele [Daniel Kahneman] interessa saber se, quando fazemos julgamentos, estes resultam de atalhos corruptores ou se as nossas operações de percepção decorrem em perfeitas condições de, digamos assim, limpidez.»

«Mas acaba por ser uma crítica igualmente poderosa aos aspirantes a feiticeiros na política e na economia que épocas como a nossa tendem a gerar.»

«Pensar, Depressa e Devagar»

A edição pela Temas e Debates de Pensar, Depressa e Devagar de Daniel Kahnman mereceu o destaque na edição de 17 de março do suplemento ATUAL do Expresso, e no suplemento WEEKEND do Jornal de Negócios.

Aqui fica alguns dos comentários.

«Como resistir a um livro que nos explica os motivos por que fazemos o que fazemos? Ainda para mais, escrito com elegância rigorosa.»
Luís M. Faria, ATUAL, 17 março

 
«Este livro é poderosíssimo. E deve ser lido com atenção e calma. Porque é uma lição de vida.»

«Daniel Kahneman é considerado um dos mais importantes psicólogos vivos, até porque os seus estudos são extremamente vastos, abrangendo a educação, o univcerso dos negócios, o marketing, a política e até a felicidade.»
Fernando Sobral, Jornal de Negócios, 16 março

Mónica Bello no Diário Câmara Clara (RTP2) e na Livraria Ideal (TVI24)

A edição d' A Costa dos Tesouros esteve em destaque durante esta semana com a peça emitida no dia 15 de março pelo Diário Câmara Clara e dois dias depois, com a entrevista conduzida por João Paulo Sacadura a Mónica Bello na Livriaria Ideal.

 Assista à reportagem do Diário Câmara Clara aqui.