«O Samurai Negro» no Porto


«Psiquiatras», Jun. 2016


Psiquiatras
Uma história por contar
Jeffrey A. Lieberman

A história fascinante das origens, percalços e triunfos da psiquiatria, pelo antigo presidente da Associação Americana de Psiquiatria.

 A psiquiatria percorreu um longo caminho desde os dias em que os lunáticos eram acorrentados em celas frias e exibidos como curiosidades de feira perante um público boquiaberto. Mas, como revela Jeffrey Lieberman nesta obra extraordinária, o caminho para a legitimação da ovelha negra da medicina tem sido tudo menos pacífico.

 
O Dr. Lieberman conta a história da psiquiatria desde o seu nascimento como uma pseudociência mística, passando pela sua adolescência enquanto culto de psiquiatras, à maturidade tardia – no pós-Segunda Guerra Mundial – como uma profissão cientificamente certificada e salvadora de vidas. Na sua essência este livro é uma história de detetives, impulsionada pelas questões centrais: o que é uma doença mental e como pode ser tratada? Os verdadeiros heróis desta história são os homens e as mulheres que ousaram desafiar o status quo em busca de respostas. Com estudos de caso fascinantes e retratos pormenorizados dos luminares da psiquiatria, é uma leitura apaixonante e informativa e um apelo urgente ao fim do estigma das doenças mentais, que devem ser tratadas como doenças e não como condições infelizes e irremediáveis.


Jeffrey A. Lieberman, titular da cátedra Lawrence C. Kolb e presidente de Psiquiatria no Departamento de Medicina e Cirurgia da Universidade de Columbia, diretor do New York State Psychiatric Institute e psiquiatra-chefe do Centro Médico da Universidade de Columbia no Hospital Presbiteriano de Nova Iorque. Distinguido com o Prémio Lieber e o Prémio Stanley R. Dean para a investigação sobre a esquizofrenia, e o Prémio Neurociência do International College of Neuropsychopharmacology.