4 de abril em livraria


Novidade editorial

A História dos Judeus deu origem a uma série televisiva da BBC, escrita e apresentada por Simon Schama…
 Uma história como nenhuma outra: uma epopeia de resistência contra a destruição, de criatividade sob a opressão, de alegria contra o desgosto e uma afirmação de vida contra as mais difíceis possibilidades.
 Esta obra abrange milénios e continentes. Leva o leitor a locais nunca imaginados: a um reino judaico nas montanhas do Sul da Arábia, a uma sinagoga síria, às palmeiras sob as quais jazem os judeus mortos nas catacumbas romanas. E as suas vozes fazem-se ouvir com toda a clareza, dos rigores e dos êxtases dos autores da Bíblia aos poemas de amor num jardim da Espanha muçulmana. E uma grande história desenrola-se. Não a história de uma cultura à parte – como muitas vezes se imagina – mas de um mundo judaico imerso no meio dos outros povos no meio dos quais viveram e que os marcaram. O que faz da história dos judeus também a história de todos nós.
 
Simon Schama é professor de História da Arte e de História na Universidade de Columbia. As suas obras, várias vezes premiadas, estão publicadas em quinze línguas e incluem A History of Britain, The Power of Art e O Futuro da América. Escreveu e apresentou 40 filmes para a BBC2 sobre temas tão diversos como a política americana e Shakespeare e ganhou um Emmy por The Power of Art.

Desamparos, Isabel Moreira escritora

Sessão de lançamento
25 de março | CCB, Lisboa
Apátrida de Isabel Moreira

Que pátria é esta de que se fica apátrida? Pergunta Rui Nunes. E responde: somos apátridas quando perdemos, na dor da perda. Numa sessão que reuniu diferentes gerações de leitores na Sala Fernando Pessoa do CCB, em Lisboa, Isabel Moreira convidou Rui Nunes a apresentar o seu mais recente trabalho de ficção. Deputada, constitucionalistas e ativista, a autora revela em Apátrida uma outra faceta de mulher e escritora. Apontando a centralidade da ideia de expulsão deste livro, Rui Nunes elogiou-lhe a coragem – pelo desamparo a que se expõe, pelo exílio interior que revela.
Aqui ficam algumas imagens do evento.


 

Prémio | Political Book Awards 2014

Prémio | Political Book Awards 2014 International Affairs Book of the Year

Margaret MacMillan foi distinguida com o International Affairs Book of the Year por «A Guerra que Acabou com a Paz», recentemente publicado em Portugal pela Temas e... Debates. Atribuído pela Paddy Power Political Book Awards e pela Politicos.co.uk, este prémio visa distinguir o que de melhor se publicou durante o ano na área da política. O júri, constituído por um painel de jornalistas, autores e políticos, elegeu a obra de Margaret MacMillan como o melhor livro do ano na categoria de assuntos internacionais.

Apontado pelo «The Economist» como um dos «melhores livros publicados a propósito do centenário da Grande Guerra», esta distinção vem confirmar o importante contributo da historiadora canadiana para a compreensão do conflito que levou à morte de milhões de pessoas.

«Apátrida», Isabel Moreira



...é uma longa prosa - um longo poema? -; uma constante confissão - uma constante imprecação? -; uma clarificação dos sentidos - uma clarificação de verdades? -; uma ladainha sem perdão - um diálogo sem fim?
João Céu e Silva, Diário de Notícias

14 de março em livraria!

Os 100 autores mais criativos da história da literatura
 Da Bíblia a Sócrates, passando pelas obras-primas transcendentes de Dante, Camões e Shakespeare, até à modernidade de Pessoa, Faulkner e Hemingway, Harold Bloom expõe os numerosos paralelismos entre os génios que selecionou e as formas surpreendentes como se influenciaram mutuamente ao longo dos séculos. Acompanhada por excertos reveladores de livros que continuam a inspirar, encantar e comover os leitores, a análise viva e perspicaz de Bloom ilumina e amplia a nossa compreensão da cultura literária do Ocidente...e proporciona-nos um périplo grandioso mas íntimo pelos génios da nossa história.
 
 
Harold Bloom nasceu em 1930 em Nova Iorque. Titular da cátedra Sterling de Humanidades e Inglês na Universidade de Yale, publicou mais de trinta livros entre os quais The Anxiety of Influence: A Theory of Poetry, O Cânone Ocidental, Shakespeare: The Invention of the Human e The Anatomy of Influence. Membro da Academia Americana de Artes e Letras, foi galardoado com muitos prémios e títulos honoríficos, incluindo a Medalha de Ouro das Belas-Letras e Crítica desta Academia, o Prémio Internacional da Catalunha e o Prémio Alfonso Reyes do México.
 

7 março em livraria...

Um dos melhores livros do ano para o Financial Times
Vencedor do Lionel Gelber Prize e do National Business Book Award
A ascensão dos novos super-ricos globais e a queda de todos os outros
Sempre houve um fosso entre ricos e pobres, mas ao longo das últimas décadas a riqueza adquiriu outro significado. E não se trata apenas de números. Em vez de resultarem de heranças, as fortunas colossais de hoje pertencem a uma nova classe global de oligarcas que subiram a pulso. Mas quem são eles? Como conseguiram enriquecer dessa maneira? À medida que se aprofundam as desigualdades entre os super-ricos e todos os outros, haverá alguma coisa que se possa fazer para inverter esta tendência?
De Davos ao Dubai, a experiente jornalista Chrystia Freeland tem acompanhado a evolução das novas super-elites durante as últimas duas décadas. A sua investigação, nunca perdendo de vista as questões económicas e a história do capitalismo moderno, explica-nos em que consistem estas novas fortunas: das festas de aniversário de banqueiros com custos milionários à discreta mas vasta riqueza dos «oligarcas vermelhos», a nova classe política dirigente chinesa, Chrystia Freeland disseca a vida da «plutonomia» com inteligência e realismo. De uma perspicácia alarmante, sem fazer cedências, este livro é a peça que faltava no atual debate político.
Chrystia Freeland, nascida no Canadá em 1968, foi editora do Thomson Reuters Digital e editora-adjunta do Financial Times e do Globe and Mail. Também escreveu artigos para The Economist, International Herald Tribune e Washington Post. O seu livro mais recente é Sale of a Century: The Inside Story of the Second Russian Revolution.