Imprensa | «Gente do Passado»

 
«...um fresco admirável da velha Rússia e dos seus aristocratas esmagados...»
Nuno Rogeiro, Sábado, 18 julho 2013
 
 
 
«Neste livro, muito bem documentado, Douglas Smith retrata o que se passou sobretudo com as famílias Sheremetev de São Petersburgo e Golitsyn de Moscovo, o que nos permite ter uma ideia mais concreta do que foi a sua vida especialmente até ao desaparecimento de Josef Estaline. Um livro que mostra uma época de terror da história da Rússia.»
Jornal de Negócios, 26 julho 2013

Imprensa | «O Mundo até ontem»

 



 
«...uma lição de que a Modernidade tem muito a aprender consigo mesma. Em grande medida, nós, modernos, somos filhos daqueles que há muitos séculos quiseram aprender com os 'canibais'.»
Miguel Morgado, Sábado, 25 julho 2013

 O The Guardian decidiu noticiar a lista de leituras de verão de Bill Gates. Na sua página http://www.thegatesnotes.com o fundador da Microsoft apresenta uma breve lista de oito livros, estando no top das suas preferências o mais recente título de Jared Diamond – O mundo até ontem, publicado recentemente em Portugal pela Temas e Debates.

Para além de convidar os visitantes da sua página a deixarem os seus comentários, publicou já as suas próprias notas sobre o livro.

«In this new book, he [Jared Diamond] draws on his personal experiences with cultures in the Pacific Islands to talk about what traditional societies can teach us about child rearing, dispute resolution, and other areas.» − Bill Gates

Entrevista | Visão | Stephen Grosz

 


 

Entrevista com Stephen Grosz, publicado em Portugal pela Temas e Debates.

Pode ler a entrevista na íntegra em:

 http://visao.sapo.pt/a-paranoia-e-uma-defesa-contra-o-sentimento-de-que-ninguem-pensa-em-nos=f737239

Imprensa | «A Arte de Pensar com Clareza»


«Se calhar, o melhor é mesmo seguir o conselho de Rolf Dobelli...é que, nos dias de hoje, as notícias se tornaram tão tóxicas para a mente, como o açúcar se revelou para o corpo.»
Manuel Maria Carrilho, Diário de Notícias, 25 julho 2013
 
 
«...este inventário de 52 erros de raciocínio que não devemos cometer é acessível e claro e escapa ao pecado de se dirigir  aos leitores como um iluminado aos ignaros.»
José Carlos Fernandes, Timeout Lisboa, 10 julho 2013

Imprensa | «Crónicas dos dias do lixo»

 


«De vasta cultura  e muito informado, as suas intervenções são em geral estimulantes e amiúde polémicas...»
Jornal de Letras, 24 julho 2013


«A crise aguça o apetite por livros sobre a crise social e económica que vivemos e o  caminho que Portugal percorreu política e financeiramente para se oferecer como akvo periférico na maior crise planetária do capitalismo.»
João Céu e Silva, Diário de Notícias, 17 julho 2013


«...Pacheco Pereira continua difícil de classificar nos quadros da política local. Uma virtude.»
Francisco José Viegas, Blog, Correio da Manhã, 11 julho 2013

Revista LER | José Pacheco Pereira




José Pacheco Pereira é capa da revista de julho da LER.
Uma grande entrevista de Ana Sousa Dias com o autor de «Armas de Papel» e «Crónicas dos dias do lixo».

Novidade editorial | 5 de julho em livraria


O historiador Douglas Smith conta-nos a história esquecida da aristocracia russa nas décadas que se seguiram à Revolução Bolchevique, quando passou a ser conhecida como gente do passado, centrando-se em três gerações de duas famílias: os Sheremetev de Sampetersburgo e os Golitsyn de Moscovo. Entre a Revolução Bolchevique de 1917 e a morte de Estaline em 1953, estas e outras famílias foram perseguidas e expropriadas dos seus bens; outras foram assassinadas pela turba ou pela polícia política ou conheceram a morte no gulag.