Novidades editorias de março!

Março é um mês de grandes lançamentos na Temas e Debates. Em breve poderá encontrar em livraria o primeiro de três volumes dos Contos da Infância e do Lar do Irmãos Grimm, naquela que é a primeira edição integral em língua portuguesa desta obra. A nível do romance histórico, João Paulo Oliveira e Costa encerra o ciclo iniciado com «O Império dos Pardais» e «O Fio do Tempo» com O Cavaleiro de Olivença. Na área do pensamento e ideias a Temas e Debates reedita O Contrato Social de Rosseau e publica três atuais e interpelantes títulos: O Futuro do Poder de Joseph S. Nye; Repensar o Estado de Aghion e Roulet; e Pensar, Depressa e Devagar do nobel da economia Daniel Kahneman.

Jornal de Letras
Artigo de Maria Leonor Nunes sobre «Portugal - Luz e Sombra»

A edição de 22 de fevereiro 2012 do Jornal de Letras dedica artigo de duas páginas à publicação pela Temas e Debates de «Portugal - Luz e Sombra».
Aqui fica um breve excerto do artigo de Maria Leonor Nunes.


«…olhando as fotografias, em Portugal – Luz e Sombra, há que descobrir as diferenças. Que são da arte, da ciência, da fotografia, da geografia, do país e do tempo. Porque é do olhar e do tempo que se trata na ótica do fotógrafo. E por isso Portugal - Luz e Sombra é uma geografia do tempo.»
Maria Leonor Nunes, Jornal de Letras

Lançamento de «Portugal Luz e Sombra»
Biblioteca Nacional, Lisboa


Lançamento de «Portugal Luz e Sombra - O País depois de Orlando Robeiro» de Duarte Belo no próximo dia 23 de fevereiro, pelas 15h, no Auditório da Biblioteca Nacional, em Lisboa. O lançamente será seguido de uma conferência a contar com as intervenções de Suzanne Daveau, Gonçalo Ribeiro Teles, Jorge Gaspar, Aurora Carapinha e Álvaro Domingues.
Entrada livre.

Sugestão de leitura de Marcelo Rebelo de Sousa
TVI - Jornal das 8

Marcelo Rebelo de Sousa deixou entre as suas sugestões de leitura da semana no Jornal das 8 (TVI) a edição de A Costa dos Tesouros de Mónica Bello.

 

Também o jornal i noticiou esta edição.
«Esta compilação é o registo mais atual e completo das 400 embarcações portuguesas e estrangeiras naufragadas identificadas ao lago da costa portuguesa e portuguesas afundadas no resto do mundo. Recomenda-se vivamento.»
Carlos Galamba, i


«Portugal Luz e Sombra» notícia no Público e Jornal de Negócios.

O suplemento WEEKEND do Jornal de Negócios de 17 de fevereiro e a edição de domingo do Público noticiaram o lançamento de Portugal Luz e Sombra de Duarte Belo pela
Temas e Debates.


«os meus livros» dedica artigo à edição de Francisco Vaz da Silva pela Temas e Debates

A edição de fevereiro da revista os meus livros dedica artigo assinado por João Morales à publicação dos Contos Maravilhosos Europeus de Francisco Vaz da Silva pela Temas e Debates, noticiando já a edição (em março) dos Contos da Infância e do Lar dos irmãos Grimm.


«A universalidade dos temas e a sua permanência através de gerações sucessivas, é motivo mais que apelativo para uma colecção que convida leitores de todas as idades a olhar para as histórias que tantas vezes ouviram e leram com um novo olhar.»
João Morales, os meus livros

Mário Soares, «Um Político Assume-se»,
na Figueira da Foz

Sessão com autor no próximo dia 16 de fevereiro, quinta-feira, pelas 22h, no Casino da Figueira da Foz.

Com apresentação de Cândida Pinto.

Novidade ediorial

A descoberta de uma História preservada há séculos no fundo do mar, um dos inúmeros vestígios de um vasto e riquíssimo património cultural submerso no nosso país.

Há muito que os navios afundados nas costas portuguesas do continente e das ilhas mereciam um livro destes, profusamente ilustrado e dirigido ao grande público, mas escrito de uma forma rigorosa e fundamentada.

Uma obra de Mónica Bello a fazer-nos percorrer as costas do final da Idade do Bronze até às mais recentes descobertas arqueológicas de navios e tesouros.

SOL
Crónica de Inês Pedrosa

Ne edição de 10 de fevereiro do semanário SOL, Inês Pedrosa dedica a sua crónica semanal a Mário Soares, autor de «Um Político Assume-se».


«Podemos discordar do seus pontos de vista sobre este ou aquele tema, mas é impossível não lhe reconhecer uma sabedoria política e uma argúcia inultrapassáveis.»

«O ensaio "autobiográfico, político e ideollógico" que publicou recentemente (Mário Soares, Um Político Assume-se - edição Temas e Debates/ Círculo de Leitores) reclama o primado da política e a sua dignificação, lembrando essa coisa básica esquecida: a economia é uma ciência ao serviço das pessoas, não um Deus ao qual as populações devam ser imoladas.»
Inês Pedrosa, Fora de Órbita, SOL

Antena 1 - À volta dos livros
Contos Maravilhosos Europeus

Ouça aqui a entrevista de Francisco Vaz da Silva à Antena 1 (À volta do livros) sobre os dois últimos volumes dos Contos Maravilhosos Europeus - Mulheres do Outro Mundo - Fadas e Serpentes e Matadores de Dragão - Princesas Resgatadas.

A botas de campo de Orlando Ribeiro
(Vale de Lobos, 1997)


Orlando Ribeiro é um daqueles homens que fez da sua vida uma recolha de lugares e gentes. Reputado geógrafo, natural de Lisboa, deixou, para além da obra científica, um valioso acervo fotográfico resultante de quase cinco décadas de um atento calcorrear do país. No âmbito das comemorações do centenário sobre o seu nascimento, Duarte Belo selecionou 252 dos locais fotografados por Orlando Ribeiro e voltou a esses mesmos lugares – fotografando do mesmo ângulo, no mesmo local – e captando, inevitavelmente, o tempo que passou sobre os lugares. «PORTUGAL LUZ E SOMBRA», editado pela Temas e Debates, tem depois estas pequenas surpresas entre páginas encontradas pelo fotógrafo: as botas com que Orlando Ribeiro usou para percorrer o país. E sabem que máquina usava? Uma Leica M3.

Republicanas Quase Desconhecidas pelo país...

Republicanas Quase Desconhecidas de Fina D’ Armada tem seguido uma rota de lançamentos pelo país em busca, precisamente, das muitas mulheres espalhadas pelo país que contribuíram para a instauração da República.
Fina d’Armada já esteve no Cadaval, em Fânzeres e em Cantanhede, seguindo-se Alcobaça e Paredes de Coura.

Tendo em conta o percurso pelo país através da memória destas republicanas quase desconhecidas, tem também sido a nível local que a imprensa têm dado destaque a esta edição. Aqui fica um breve apanhado do publicado até agora.

«De acordo com Fina d’Armada há que contar a História de outra forma, defendendo não terem sido apenas os homens a ter um papel relevante na implantação da República…»
Badaladas

«…entoou-se A Portuguesa e o Hino da Maria da Fonte e flutuaram milhares de bandeiras verde-rubras, assim como barretes, frígios e fitas verdes e vermelhas nas lapelas e cabelos. Isso significa que as bandas filarmónicas já haviam ensaiado os hinos da vitória e as bandeiras já haviam sido costuradas pelas mulheres de norte a sul do país.»
Área Oeste

«Em 1910, as mulheres portuguesas não eram consideradas cidadãs e, portanto, não tinham direitos políticos. A esmagadora maioria não sabia ler nem escrever ou tinha pouca escolaridade. A elas estava reservado unicamente os papéis de filha, esposa e mãe. As que em Cantanhede se levantaram a favor da República são exceção.»
Independente de Cantanhede

«Achava-se que a mulher não tinha história, e só partir da década de 80 é que se começa a investigar e perceber o contrário. Em Portugal isso só aconteceu na década de 90 mas a verdade é que ainda não entrou na escolas… A história das mulheres ainda não faz parte dos programas escolares.»
Fina d’ Armada em entrevista a O Caminhense


Edição Comemorativa do Nascimento de Orlando Ribeiro - «Portugal Luz e Sombra»

Portugal Luz e Sombra
O país depois de Orlando Ribeiro
Duarte Belo
Edição comemorativa do nascimento de Orlando Ribeiro
Em livraria a 17 de fevereiro.

Refazer os percursos de Orlando Ribeiro. Partindo do imenso espólio do grande geógrafo português que, na esteira de figuras como Leite de Vasconcelos, fez uma recolha e observação das grandes paisagens rurais e urbanos do Portugal do século XX, Duarte Belo regressa a alguns dos locais captados pela objetiva de Orlando Ribeiro. Fotografando esses mesmos locais, devolve-nos uma viagem no tempo. Algumas das marcas captadas por Orlando Ribeiro ficaram, outras desapareceram. Duarte Belo mostra isso mesmo: o ficou. Um século depois do seu nascimento, este «Portugal – Luz e Sombra» é uma das melhores formas de lembrar e homenagear a singular obra de Orlando Ribeiro.

Temas e Debates publica «As Dívidas Ilegítimas» do economista François Chesnais

Em livraria a 10 de fevereiro!
De premente atualidade, a Temas e Debates publica As Dívidas Ilegítimas de François Chesnais. O economista francês deixa (e responde) a questões fundamentais:

  • Quais os mecanismos financeiros e bancários que estão na origem das dívidas soberanas da zona euro?
  • Que soluções contrapor ao endividamento público e às políticas realizadas em seu nome?
  • Temos necessidade dos bancos tal como são atualmente?
  • Qual o verdadeiro poder da finança, das suas bases e formas organizacionais atuais?
  • Qual a relação entre a crise das dívidas europeias e a crise mundial?
  • Deverão as dívidas públicas ser restruturadas ou anuladas?
  • Quando nos encaminharemos finalmente para um movimento social europeu?

«A Costa dos Tesouros» - História preservada há seculos no fundo do mar português...

Eis uma obra que nos propõe uma viagem de descoberta... Mergulhando nas águas portuguesas, Mónica Bello, revela toda a riqueza de tesouros e vestígios que contam um pouco mais da nossa História.

10 fevereiro em livraria!

«Resultando de vários anos de investigação paciente e organizada, durante os quais a Mónica Bello entrevistou dezenas de pessoas, vasculhou dezenas de bibliotecas e alfarrabistas, mergulhou em vários continentes e investigou os arquivos do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática e a Biblioteca de Marinha, este livro é uma introdução excelente ao tema dos navios afundados, mas também à história do mergulho e da arqueologia subaquática.»

Claude Lévi-Strauss editado pela Temas e Debates

Uma das novidades editoriais de fevereiro é a publicação, pela Temas e Debates, de A Antropologia face aos problemas do mundo moderno de Claude Lévi-Strauss, estando prevista para abril a edição de mais um título do pensador francês - A outra face da lua.

«Reconhecida mundialmente, a obra de Claude Lévi-Strauss é hoje um laboratório de pensamento aberto sobre o futuro.

Este livro será sem dúvida, para os estudantes e as novas gerações, a melhor introdução à inteligência sensível do mundo de Claude Lévi-Strauss.»
Em livraria a 10 de fevereiro!

Edição de «Informação», autor finalista do Prémio Pulitzer

Edição em Portugal pela Temas e Debates do autor de «Caos» e «Cada vez mais rápido». James Gleick é um dos autores de referência sobre as temáticas da informação e das novas tecnologias. Das primeiras formas comunicacionais à velocidade dos nossos dias, o pensador norte-americano propõe nesta obra uma teoria e uma história da «Informação».


«Uma história contada com tremenda vivacidade, perspicácia e alcance. Com inteligência e poesia, devolve-nos o fascínio pela complexidade e importância do mundo digital e é uma reflexão sobre o nosso anseio de comunicar.»
Booklist